A menos de um mês de terminar a época de reprodução 2011 – Balanços

Há algum tempo que não posto nada aqui…  para mim pessoalmente já falta pouco menos de 1 mês para terminar a época de reprodução. Para mim 2011 é o meu derradeiro ano, penso que será difícil bater estes resultados. Atenção que morreram-me bastantes aves, mas ainda assim os resultados são mais que excelentes, ora vejamos.
– Inicialmente tinha colocado 8 casais de Bicos de Lacre a criar. Em Março ocorreu uma subida atípica da temperatura, o que levou dois casais de Bicos de Lacre a arrancarem a época mais cedo. Resultado: Fizeram duas apenas duas posturas cada, porque em apenas 4 posturas tirei 14 aves, ultrapassando a média de 5 aves por casal, o que é mais uma vez excelente, nunca tinha atingido este resultado. Como tirei muito boas aves, já não deixei o casal fazer a terceira postura. Se quisermos que as nossas aves vivam muito tempo apostem nas duas posturas apenas. Muitas posturas e o desgaste causado  podem certamente conduzir as aves à morte no seu período mais frágil, ou seja, muda da pena.  Quanto aos outros 6 casais, nem os deixei arrancar a época. A postura máxima foi de 6 ovos e a mínima de 4. Taxa de Mortalidade de 22%;

– Com um trio de Bengalins da Índia (agora apenas um casal que uma fêmea deveria ser muito velha) já conto com 12 juvenis anilhados e mais uma ninhada a caminho. Este é o único casal que teima em continuar a criar. Tive uma postura recorde de 7 ovos e a mínima foi de 4. A taxa de mortalidade é de 35%.

– À terceira é de vez e a experiência acumulada ao longo deste anos pôs fim à frustração de ver consecutivamente as crias de Face Laranja morrerem. Primeiro ano tirei uma cria, no ano passado tirei 4 mas  a “ganância” de levar aves ao Campeonato do Mundo, morreram-me 3 aves. Serviu-me de lição. O que é que é mais importante? Tirar aves, claro. Anilhar fica em segundo plano. Este ano já conto com 16 crias devidamente anilhadas e mais 2 casais no choco. Penso que neste momento sou o único a ter sucesso com os Faces Laranja a este nível em Portugal, pelo menos com estes resultados. É desta que vou provar a qualidade das aves num Campeonato do Mundo. Postura máxima de 5 ovos, mínima de 4 até ao momento. Taxa de Mortalidade de 47%. 


Balanço:
Bicos de Lacre – 14 Juvenis
Bengalins da Índia – 12 juvenis
Faces Laranja – 16 Juvenis até ao momento
Total – 42 aves
Anilhas pedidas – 40 

Nota: Algumas aves já estão a ser anilhadas com anilhas de 2010.
Segredo? Muito fácil, para atingirmos o sucesso temos que saber fracassar, depois é só ter um pouco de paciência e gostarmos muito do que fazemos. A curiosidade é o primeiro passo para uma boa manutenção e consequente época de reprodução. O sucesso depende do trabalho de 365 dias e não de apenas de alguns.

About Fernando Domingues

Criador de aves desde os 14 anos.

Posted on 08/10/2011, in Sem categorias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: