Vendedores de aves aproveitam-se “à bruta” de quem não tem conhecimentos

Apesar do tema do título deste tópico ser um bocado agressivo, chama a atenção para uma série de comportamentos conscientes por parte de quem nos tenta vender/impingir aves. É do conhecimento público que a grande maioria dos vendedores de aves (atenção que digo vendedores e não criadores) estão-se nas tintas se vendem dois machos por casal ou vice versa… o que interessa é vender sem olhar a quem. É claro que ao longo dos anos tenho passado por experiências semelhantes, mas com a entrada de um fluxo de aves provenientes do mercado negro, este tipo de comportamentos tem vindo a piorar, ora vejamos.

Ontem encontrei uma pessoa a vender três Laces Laranjas e abordei-a para perguntar valores das aves (era notório que as aves advinham do tráfico ilegal), lá me disse o valor do casal, perguntei então ao tal senhor:

– Qual o preço do casal de Faces Laranja (apesar de não precisar de adquirir novas aves para já, tendo eu 6 sangues em casa)?  O senhor lá responde e lá lanço eu nova pergunta…

– Tem fêmeas? Ele responde:”Tenho, tenho!”

– (pergunto) Quais são? Lá responde ele – “É aquela ali, está a ver.”

– Em que é que se baseia para dizer que é uma fêmea? Ao qual o senhor responde: “é assim e assado….” estava a inventar, de Faces Laranja não percebia nada estava a tentar impingir o “tal casal” às pessoas, consciente de que só tinha machos”. Era visível no olhar do fulano que me estava a mentir, até porque ficou muito desconfortável. Era um verdadeiro aldrabão e como ele, existem muitos.

Moral da história – É verdade que neste momento estão a entrar aves no mercado e de proveniência menos digna…. quero é alertar para o facto das pessoas procurarem informação acerca das aves que gostariam de adquirir, para assim minimizarem o risco de serem enganadas. Já que falo em Faces Laranja, existem aves que são claramente dimórficas ( que se conseguem distinguir a olho nu, qual é o macho e qual é a fêmea) e outras que nem por isso. As aves não se distinguem pela cor ou prolongamento da “Face Laranja”, mas sim pela cor do peito. Os machos são de um cinzento limpo enquanto as fêmeas têm algumas infiltrações de castanho. Os machos têm por vezes um tom mais “alaranjado” no peito junto quase à cloaca. Não valerá portanto a pena procurar-se informar junto de um criador de confiança e mesmo adquirir-lhe aves, mesmo sendo mais caras? Não ficará mais caro comprar gato por lebre? Fica a reflexão…

About Fernando Domingues

Criador de aves desde os 14 anos.

Posted on 31/10/2011, in Sem categorias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: