“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.” :: Centro de Reprodução de Estrilídeos

Após 14 anos a reproduzir as aves de que tanto gosto, num espaço que não reunia definitivamente as condições ideais… decidi dar um passo essencial à continuação do meu trabalho… finalmente avançar com umas instalações dignas.

Apesar de ter conseguido nos últimos anos resultados acima da média em termos de números e conquistas, as minhas instalações não estão minimamente preparadas para o Inverno, devido à grande falta de isolamento e excesso de humidade. Corro sempre o risco de perder aves importantes para o plantel do ano seguinte, entre outros… já tive aves à lâmpada e mantive-as vivas com recurso a seringa… não quero voltar a passar por isso.

O novo espaço tem cerca de 40mts quadrados e será transformado num centro de reprodução de estrilídeos, isto porque não pretendo cingir-me apenas às aves conhecidas como “Bicos de Lacre” (Estrildas), estou a criar condições para outros pequenos exóticos, especialmente os raros e difíceis de criar.
Contará com uma secção de: 7 viveiros de 1mt de largura x 2,2mt de altura x 2mt de comprimento;
1 viveiro misto, ou seja, um viveiro interior (1,60mt de largura x 2,2 de altura e dois de comprimento) com acesso a um viveiro exterior com vegetação natural e água corrente (2,1mt de altura x 2,90 de comprimento e 2mt de largura), este será um espaço que pode ser usado tanto para reprodução como para muda.
Terá ainda um viveiro de 2,2mt de altura x 2,60mt de largura x 2mt de comprimento, também com acesso a luz solar directa, mas indoor.
Por último, um local onde ficarão as baterias de gaiolas pequenas (viveiros duplos).
Não escolhi viveiros por ser mais fácil, sou muito rigoroso e metódico com as minhas aves mesmo em viveiros. Desengane-se aquele que pensa que as aves devem ter mais atenção na época de reprodução. Não deixa de ter um pingo de verdade, mas um bom criador é aquele que se preocupa com as suas aves 365 dias por ano e não quando está a chegar a época de reprodução.

Não vou colocar para já fotos do espaço, fica o convite a quem me quiser visitar a mim e às minhas aves no futuro. Neste momento está a meio gás. O espaço está pronto e pintado, em breve vão começar com a construção dos viveiros.
Gostaria de deixar uma advertência, se calhar vão-me chamar arrogante… não faço questão de receber visitas durante periodo de reprodução (salvo amigos chegados). Já não é a primeira vez que recebo “chicos espertos” que só vêm criticar, mas que depois de tanto criticarem copiam as técnicas dos outros.
Muitas das aves familiarizam-se tanto ao seu “tratador” que podem do nada abandonar os ninhos devido à presença de pessoas estranhas, não é a primeira vez que isso me acontece.

É claro que existe sempre a dualidade dos factos. Face a um investimento tão avultado, vi-me obrigado a ceder o meu casal de Caudas de Vinagre e outras aves (extremamentes importantes para mim), mas sem sacrifícios não há vitórias… será um “até já” pois no próximo ano tenciono fazer aquisições de força.
Com a carga de conhecimentos que acumulei ao longo dos anos e sem as devidas instalações iria acabar por estagnar… tenciono dar o passo seguinte e evoluir. Poderei perder um ano, mas este passo vai-me permitir evoluir muito mais e rapidamente.

About Fernando Domingues

Criador de aves desde os 14 anos.

Posted on 12/02/2012, in Sem categorias. Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. podes perder um ano mas vais ter criaçoes em melhor estado
    boa sorte

  2. Joel Oliveira

    Boa tarde Fernando, de certo que as instalações estaram 5*, desejo-te a melhor sorte para as criações.
    As aves que te aquiri estao excelentes, deixo-te o convite para visitares quando desejares, comprimentos.

  3. Fernando Domingues

    Olá Joel, antes de mais obrigado pelas tuas palavras.
    Fico muito contente por as aves estarem bem, também não seria de esperar outra coisa da tua parte.
    Agradeço o teu convite e retribuo.

    Abraço

Deixe uma Resposta

