Mais um ano com temperaturas anormais…

Já é o segundo ano consecutivo em que nos deparamos com temperatura anormais em Fevereiro, mas sobretudo Março. Estou a planear iniciar a época de reprodução em Maio, apesar que estas temperatura anormais estão a deixar as minhas aves um “quanto doidas” e antecipar… não está nos meus planos.

Vontade até tenho, mas as minhas futuras instalações estão a meio gás e para já não me é possível terminar. De qualquer forma a experiência ensinou-me que as melhores aves nascem a partir de Junho, Julho e porquê? Além da carga genética das próprias aves (70% do trabalho), só nessa altura é que posso proporcionar uma alimentação a 200%. Sim, tem a ver com ervas do campo, mas não só. Enquanto não dou as condições mínimas para as minhas aves se reproduzirem, pois ainda não aumentei a dose de alimento vivo, papas ou outro tipo de suplementos, a natureza já seguiu ou pelo menos tentou seguir o seu próprio caminho… os Bengalins da Índia já tentaram fazer ninho e claro… tive de o destruir… isso não impediu o casal de por ovos nos vasos que tenho dentro dos viveiros. Os Bicos de Lacre de Bico Preto estão malucos de cio… os machos não param de cantar e perseguir as fêmeas. No ano passado fizeram uma postura, as não os deixei continuar porque não tinha condições para vingar as crias. Apesar deste casal ter feito ninho a uma altura considerável, um outro casal fez o ninho onde? No chão exactamente atrás de um vaso. Como não disponibilizo fibras para a construção dos ninhos, as fibras de canas grandes servem… e á falta de melhor encontrei um monte de espigas de paínço atrás de um vaso, é claro que o ninho (ou tentativa disso) é dos Bicos de Lacre de Bico Preto (Estrilda rhodopyga). Limpei imediatamente tudo antes que se lembrem de por ovos e lá se vai um postura… Tenho cerca de 50 aves num viveiro de 2mts x 2mts, apesar de ter muitos locais para nidificar, não ia dar bom resultado. Resta-me apenas ter paciência, mas sei que será por uma boa causa. Boas criações a todos, espero juntar-me a vocês em breve.

About Fernando Domingues

Criador de aves desde os 14 anos.

Posted on 12/03/2012, in Sem categorias. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. jose maria matos silva

    fico muito agradecido pelo que me enviou tambem notei alguma agitaçao nos meus casais muito agradecido um grande abraço e bons resultados

Deixe uma Resposta

