Imagens dos primeiros ninhos de 2012

A minha época de reprodução está a iniciar, mas não da melhor forma, quer dizer… as aves que para mim são mais importantes esta época, ou seja, os Bicos de Lacre de Bico Preto (Estrilda rhodopyga) estão a dar alguma luta, ou melhor… as crias estão a dar luta… Os Bicos de Lacre de Bico Preto nidificam junto ao chão como se pode ver por esta fotografia… é notório a tipologia característica deste tipo de aves, com a habitual câmara superior reservada ao macho e a câmara inferior reservado à fêmea e respectiva prole…

Para já ainda nem vi como são as crias, simplesmente os pais deram cabo delas… estou neste momento a preparar Bicos de Lacre como amas, vou ver como corre. Para já tenho este e mais um ninho onde? No chão.

Mas nem tudo é mau… as aves que este ano nem esperava grandes resultados são as que se estão a portar melhor – os Guarda Marinhos. Tenho dois casais em plena actividade e com 3 crias cada. A taxa de nascimento rondou os 75%, ou seja, nasceram 3 crias de posturas de 4 ovos. Ainda é cedo para dizer que está tudo bem…. está a aproximar-se a anilhagem, mas da forma como ambos os casais me permitem realizar o controle, não devem-me levantar grandes problemas. Segue abaixo uma imagem de um dos ninhos.

Neste momento as instalações interiores estão prontas, ficando só a faltar o viveiro exterior. Os Faces Laranja e Bicos de Lacre já estão no novo espaço e a adaptarem-se ao novo espaço. Penso que dentro de um mês inicará a época destas espécies.

About Fernando Domingues

Criador de aves desde os 14 anos.

Posted on 03/05/2012, in Sem categorias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

