E assim arranca mais uma época…

As últimas condições meteorológicas estão a contribuir para o arranque esperado da Época de Reprodução 2013. Apesar de já contar com crias de Granatina há pouco mais de um mês (arranque forçado), as segundas crias a eclodirem são Pytilias de Asa Amarela. Num total de seis ovos, conto com 5 crias no total. Só voltarei a ter mais notícias destas aves no momento da anilhagem, se tudo correr bem!

Muitos são os ninhos e as espécies a arrancar entre Amarantes do Senegal, Guarda Marinhos, Bicos de Lacre de Bico Preto, Diamantes Papagaios, (mais) Granatinas, Capuchinhos Tricolores, mas ainda é demasiado cedo para fazer prognósticos desta época.

Tenho ouvido muitos relatos de problemas na criação deste ano. Muito simples… as condições meteorológicas não ajudaram de todo. Foi um “bom” ano para problemas adjacentes à humidade e constantes variações de temperatura (para quem como eu não usa aquecimento). Depois é necessário perceber que a avicultura exige muita, mas mesmo muita paciência. Somos muito impacientes a querer criar muito cedo para ter aves prontas para exposições e o que é certo é que acabamos por pagar caro por isso. Eu não crio quando quero… crio quando as aves assim o demonstram ou exigem mesmo como foi o caso das minhas Granatinas. Depois é normal ouvirmos o criador em desabafo a dizer que:” Para o ano vou começar mais tarde…”. Pois é…. o mais importante não são as exposições, mas o sucesso e prazer que se pode tirar de uma época de reprodução. Se este ano não tivermos aves para competir, teremos sempre o segundo ano, que acaba por ser o ano em que as aves atingem a sua plenitude e as probabilidades de arrecadar um prémio são e serão sempre muito maiores.

Nos próximos tempos colocarei as fotos dos ninhos desta época!

About Fernando Domingues

Criador de aves desde os 14 anos.

Posted on 24/04/2013, in Sem categorias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: